O Futebol do RN vive hoje um momento de ascensão no cenário Nordestino e Nacional. A chegada da Arena das Dunas trouxe uma ajuda financeira, e estrutural, a mais pra clubes como América, Abc e Alecrim. O torcedor, que antes culpava a distância e precariedade dos estádios como uma desculpa para não ir apoiar os clubes locais está começando a ir pro estádio novamente, e a chegada deste jogo em Natal poderia mudar completamente isso.

Antigamente, sem a transmissão da TV, muitos potiguares adotavam um time do eixo Rio/São Paulo para torcer. Esta prática ainda é grande nas regiões Norte e nordeste do país, e no RN vem diminuindo a cada ano com as boas campanhas dos clubes potiguares. Com a chegada das novas Arenas no Brasil, diversos clubes do "eixo" tiveram a brilhante ideia de mandar alguns jogos fora de seu território, a fim de expandir a marca do clube em todo o Brasil. Tivemos casos como o sucesso - que posteriormente virou fracasso - do Flamengo mandando alguns jogos no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O time carioca ainda mandou um jogo na Arena Castelão, mas que não teve tanto público, frustando os organizadores.

A questão é: Trazer São Paulo x Flamengo para a Arena das Dunas seria um retrocesso para o futebol do RN. O natalense que está começando a gostar agora de futebol ficará encantado com um dos times, e provavelmente irá largar o seu time do Rio Grande do Norte para ficar 100% ligado no time de fora. Isso diminuirá o número de torcedores que apoiam os clubes locais, ocasionando também a diminuição de público nos jogos e claro, o tamanho das torcidas.

Em estados como Pernambuco e Bahia, aonde o futebol local é extremamente valorizado, temos públicos altíssimos em jogos de times como Bahia e Santa Cruz, graças ao fanatismo dos torcedores, que preferem os locais aos times do eixo.

Trazer jogos de times de fora para Natal pode no início até gerar uma boa renda, mas no futuro causará uma grande perda, pois os torcedores não irão estar mais lá no estádio apoiando o clube local, estarão na frente da TV vendo o time de fora.